terça-feira, 2 de outubro de 2012

13ª MEIA MARATONA DE PORTUGAL


Lisboa, domingo 30Set12, 10H30.
 
Em pleno tabuleiro da Ponte Vasco da Gama, cerca de 20.000 pessoas, segundo dados da organização, preparam-se para participar naquela que foi uma enorme manifestação desportiva, quer seja para competir ou apenas pelo gozo de, numa manhã domingueira, passar a Ponte a pé, apenas como forma salutar de passar uma bonita manhã de sol.
 
Com uma organização bem estruturada, bem planeada e conseguida, esta edição que pela primeira vez se aliou ao conceito de corrida e música (Rock'n Roll Series), foi um estrondoso sucesso, quer pelo numero de participantes quer pela enorme máquina logística utilizada, passando pelos abastecimentos, sacos, medalha, gelado, cerveja, e, que teve como ponto alto o concerto (gratuito) dos Xutos.
 
Apenas um reparo a nivel pessoal.
Numa cidade como Lisboa, num evento com esta dimensão, nós portugueses, ainda não conseguimos adquirir o hábito de sair para a rua e participar nestas iniciativas, pois, excluindo o caso do Parque das Nações, onde se concentravam mais pessoas, a maior parte delas familiares/amigos dos atletas e os próprios participantes nas outras provas, raras foram as ocasiões em que se ouviram aplausos, palavras de ânimo ou até de uma simples presença humana, apenas espanhois e britanicos se ouviram nas ruas (mas esses não são portugueses e têm outra cultura). Foi apenas um desabafo!
 
A Meia Maratona de Portugal teve como vencedores absloutos, no sector masculino o queniano MARTIN LEL com o tempo de 01H01'28'', enquanto que em senhoras, a vitória sorriu a PRISCAH JEPTOO, também ela uma queniana com a marca de 01H10'32'', numa prova em que terminaram 4894 atletas.
 
Quanto à minha prova, correu dentro do que eu previra, pois a intenção era fazer um treino longo acompanhado, e uma vez que não estou a fazer treinos para esta distância, estava com algum receio da "parede" dos 16km, facto que não se veio a verificar.
Parti bem, folgado e descontraído, solto, sempre acompanhado pelos amigos Hélio e Vitor, seguimos juntos até cerca dos 10km, sempre em ritmo constante e porque não dize-lo, fácil, fiz todo o percurso a partir dos 10km "sózinho", o que me permitiu impor um andamento um pouco mais rápido, e apenas senti algum cansaço a partir dos km 17, 18, o que considero muito bom.
No final, senti-me bem, contente, com o sentimento de objectivo cumprido e bem, ao ver o relógio marcar 1H55'55'' e ter conseguido classificar-me na primeira metade da classificação e numa boa posição no escalão,  dei esta prova/treino como bem conseguida.
 
 
RESULTADO FINAL OFICIAL

 
DISTÂNCIA: 21.097 m

TEMPO OFICIAL: 1H55'55''

CLASS GERAL: 2058º

CLASS M50: 161º

 

Encontramo-nos em... Lisboa.

2 comentários:

  1. Quanto à falta de público e como bem refere que na zona do parquew das nações até havia alguma concentração até que nem esteve mal, perfeitamente em linha com tudo aquilo que por cá se passa (excepção Peniche e Amadora à cabeça seguidas da Nazaré)...
    Com ou sem público foi uma manhã de festa com Xutos a levarem ao rubro largas centenas de participantes, eu não gostei, adorei...
    Parabéns pela sua prova.
    Abraço e aprece que nos vemos em Lisboa.

    ResponderEliminar