sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BÁSICO É ...



OS CORREDORES DEVEM BEBER MAIS DO QUE QUEM NÃO FAZ DESPORTO?

Ter sede é um sinal evidente que se deve beber.
Mas para quem pratica desporto e procura melhorar o seu ritmo, deve saber a quantidade certa que deve ingerir. Não se trata apenas do perigo da desidratação, mas também por haver risco de hiponatremia, o excesso de líquido que diminui a concentração de sódio.
Pesar antes e depois da corrida ajuda a determinar se se rehidratou correctamente. Correcto será beber um litro de água por cada quilo perdido, contudo, existe a necessidade de se ir hidratando durante a corrida e não apenas no final.

Quantidade de bebida sem treino – Necessidade de água em litros = Peso corporal em kg x 0,035 l – 0,8 l (quantidade de agua existente nos alimentos).

Perda de suor/Transpiração ao correr – Perda de líquido em litros = peso corporal antes do treino – peso corporal depois do treino + quantidade ingerida durante o treino.

Quantidade de bebida com treino – além das necessidades já referidas, deve-se beber 50 a 150 ml de líquidos (agua ou bebida desportiva), por cada 25 minutos de treino. Com calor, uma boa ideia é optar pela bebida desportiva, pois esta compensa a perda de electrólitos no suor.

1 comentário: