sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DICAS...


O QUE DEVE CONTER UMA BEBIDA PARA DESPORTISTAS?

Os corredores que treinam com intensidade necessitam de algo mais que apenas água para se revitalizarem.
Quando treina perde uma grande quantidade de água através do suor. Se vai treinar mais de meia hora, essa perda de água e minerais deve recuperar-se com bebidas específicas que reponham os seus hidratos de carbono e sais minerais, além da perda de líquidos.
A tabela abaixo indica como se deve repor, dependendo do tempo que se corre:

Até 60’
Não é necessário repor hidratos, bastas os sais minerais.

De 1 a 2 horas
Será necessário repor hidratos para manter o depósito com combustível adequado do nível de açúcar no sangue.
A quantidade de gramas/litro deve rondar os 70, que deverá ser entre 150 a 250 calorias. Existem muitas marcas e sabores, deverá procurar até encontrar a que se adapta melhor ao seu paladar e estômago.

Mais de 2 horas
Para treinos superiores a duas horas deve haver reposição adicional de electrólitos que permitam ajudar a prevenir as temíveis cãibras. Existem estudos que demonstram que bebidas salgadas provocam menos perda de electrólitos e menos vontade urinar.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BÁSICO É ...



OS CORREDORES DEVEM BEBER MAIS DO QUE QUEM NÃO FAZ DESPORTO?

Ter sede é um sinal evidente que se deve beber.
Mas para quem pratica desporto e procura melhorar o seu ritmo, deve saber a quantidade certa que deve ingerir. Não se trata apenas do perigo da desidratação, mas também por haver risco de hiponatremia, o excesso de líquido que diminui a concentração de sódio.
Pesar antes e depois da corrida ajuda a determinar se se rehidratou correctamente. Correcto será beber um litro de água por cada quilo perdido, contudo, existe a necessidade de se ir hidratando durante a corrida e não apenas no final.

Quantidade de bebida sem treino – Necessidade de água em litros = Peso corporal em kg x 0,035 l – 0,8 l (quantidade de agua existente nos alimentos).

Perda de suor/Transpiração ao correr – Perda de líquido em litros = peso corporal antes do treino – peso corporal depois do treino + quantidade ingerida durante o treino.

Quantidade de bebida com treino – além das necessidades já referidas, deve-se beber 50 a 150 ml de líquidos (agua ou bebida desportiva), por cada 25 minutos de treino. Com calor, uma boa ideia é optar pela bebida desportiva, pois esta compensa a perda de electrólitos no suor.

domingo, 14 de agosto de 2011

HÁ DIAS ASSIM...

Há dias assim...
É mesmo. Hoje, domingo, véspera da Prova de Aviz, na Batalha, ao fazer um ligeiro treino para rolar e amanhã conseguir fazer uma melhor prova (assim o esperava), sinto um forte estalo na perna mas, como não me doeu, continuei.
Quando parei e arrefeceu, é que foram elas, não conseguia dobrar o joelho, fortes dores no mesmo, que me levaram ao Hospital de Torres Novas e depois para Abrantes para ser observado na Ortopedia.

Diagnóstico: Tendinite do quadricipite.
Causa provável: ausência ou deficiente aquecimento:
Tratamento: anti-inflamatório, gelo local, fisioterapia, ausência de corrida.
Pois é, quando tudo se encaminhava para começar a nova época de uma forma que eu pensava razoável, eis o que me reservou a displicência de não aquecer, quando se pensa que não faz falta, que é uma perda de tempo, eis o resultado, ficar parado.
Não sei por quanto tempo, mas devo ter aqui trabalho para um mês ou mais, vai depender da fisioterapia e da evolução dos tendões.
O nosso convívio nas estradas fica adiado, caros amigos, mas vai continuar de certeza na blogosfera.
Bons treinos e boas provas para todos (não se esqueçam de aquecer).
Obrigado, até qualquer dia, há dias assim...
Um abraço

sábado, 6 de agosto de 2011

DIVULGAÇÃO DE PROVA

Do nosso amigo e companheiro Vitor Ferreira recebi a seguinte mensagem que edito para conhecimento de todos os interessados:

"Olá amigos. Informo que se irá realizar pela 13ª vez a Corrida de S. Miguel, na vila do Juncal.Será no dia 20 de Agosto pelas 20 horas. Convido-os a visitar esta simpática vila, que estará toda engalanada pois decorrem os seus festejos anuais. O valor da inscrição é de 5 €uros/atleta até ao dia 18 de Agosto.As inscrições devem ser enviadas só e apenas por e-mail para - paxim67@iol.pt
Para as equipas numerosas foi pensado dar um bónus, assim por cada 10 atletas inscritos terá um desconto de 5 €uros.
As classificações poderão ser consultadas só e apenas via NET, e apenas a partir do dia 23 de Agosto, no seguinte endereço: http://saomigueljuncal.blogspot.com/ Anexo Regulamento, Panfleto e Informações necessárias ao atleta.
Fico a aguardar a vossa decisão.

Atenciosamente
Victor Ferreira"

Pela minha parte congratulo-me com a "carolice e a boa vontade" em manter este projecto de pé. Bem Hajam!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

22ª CORRIDA DA BAÍA DE LAGOS

Decorreu ontem, 31 de Julho, integrada no calendário da Associação de Atletismo do Algarve, a XXII edição da Corrida “Baía de Lagos”, na distância de 3.250m, entre as 9:00 e as 12.00 horas, com a meta localizada junto ao bar Linda, em pleno areal da Meia Praia, numa organização da autarquia lacobrigense com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve, que contou com 125 atletas na prova principal.
A iniciativa desportiva foi aberta aos escalões jovens, o que é sempre de louvar, Juniores, Seniores e Veteranos de ambos os sexos, federados e não federados, com inscrições gratuitas.

Quanto à minha participação nesta prova, deparei-me com um dilema que teve uma rápida resolução: correr para o tempo e tentar fazer um registo aceitável ou correr com a família sem ligar a tempos, tendo optado claramente pela segunda hipótese, até porque além de ter poupado a pilha do cronómetro, não havia nada a perder e muito a ganhar.
Assim, fiz uma prova muito descansada, em são convívio revendo caras amigas (caso do ex-campeão Carlos Cabral), terminando a jornada familiar com um bom banho e um bom almoço de peixe grelhado em plena Meia Praia.

Como facto negativo, e serve apenas e só como reparo, numa prova em final de Julho, em Lagos, no Algarve, em plena praia, quando se sabe que é mais o que afasta a juventude do desporto do que aquilo que a aproxima, o prémio de presença para todos os intervenientes nesta jornada foi: ... uma garrafa de água de 33cl !!!