segunda-feira, 9 de julho de 2012

3º TRAIL DO ALMONDA


Vale da Serra, Torres Novas, domingo, 08 de Julho, 09H00.
Manhã escolhida para me deslocar à localidade de Vale da Serra, Freguesia de Pedrogão, no concelho de Torres Novas, para participar no Trail do Almonda.

Vários (muitos) anos e alguns quilos depois, voltei a enfrentar, tenho que o confessar, com um misto de receio e expectativa, uma prova de Corrida em Montanha, ou se quisermos, como agora se diz, um Trail.
Após ter participado em bastantes provas deste tipo, numa outra vida desportiva, dei agora um dos passos que me faltava dar (nesta segunda vida) na caminhada para que consiga realizar em termos de participação desportiva, o meu alter ego.

Assim, participei no 3º Trail do Almonda, na vertente de Mini Trail, prova na distância de 12.000 m, todos eles percorridos em trilhos sinalizados, de pé posto, num percurso em que a serra nos ofereceu paisagens admiráveis que não estão à vista de quem passa de carro pela estrada, permitindo ter um contacto muito mais puro e aprazível com a natureza "mais intocada".
Nesta prova, que em todos os aspectos teve uma organização e logística exemplares, tanto a nível de abastecimentos em que nada faltou, até à constante presença de elementos dos Bombeiros e equipas de primeiros socorros (incansáveis), apenas dois reparos e um grande agradecimento.

Os reparos, construtivos, para o afunilamento verificado logo aos 2km de prova, com a descida íngreme e sem qualquer alternativa que não a passagem (dificil) de um a um, algo que poderia ser atenuado se a passagem fosse feita após mais uns quilometros decorridos; e, para alguns cruzamentos, em especial já na parte terminal que poderiam estar melhor sinalizados, talvez com umas placas sinalizadoras, que por se verificarem numa descida em terreno "bom", a tendência é para acelerar e não fica muito visivel a fita plástica numa manhã ventosa.

O agradecimento, reconhecido e sincero, para o grande Amigo e Campeão, o atleta de estrada JOÃO MARQUES, que se encontrando a treinar nos trilhos, "me foi buscar" uns quilómetros fora do percurso, pois devido à má sinalização num dos cruzamentos, enganei-me. O JOÃO fez o favor de vir atrás de mim uns dois km, para me trazer de retorno outros tantos, até ao ponto correcto do trilho, pois senão tinha ido parar a Torres Novas!!!. JOÃO, MUITO OBRIGADO!

Nesta prova, que para mim foi um prazer enorme ter voltado aos "carreiros" e que me deixou a pensar se futuramente não hei-de voltar aos trilhos, classificaram-se 83 atletas, tendo eu ocupado a 40ª posição da geral, o que me valeu ter ficado em 2º lugar do escalão.


RESULTADO FINAL OFICIAL

DISTÂNCIA: 12.000 (TRAIL)
TEMPO OFICIAL: 1H39'42''
CLASS GERAL: 40º
CLASS VET M50: 2º

Encontramo-nos em... Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário